quarta-feira, 10 de julho de 2013

UMA VISITA ESPECIAL ...

WANDERLEY CARAMBA
  Em continuidade ao nosso Projeto Pedagógico Anual 2012 “Musicalizando a pluralidade cultural no Estácio: Isso dá Samba!!!”, consideramos  que nossas crianças têm o direito a sentirem-se felizes e perceberem-se como produtores de cultura, reconhecendo a pluralidade existente nesse celeiro cultural, outrora berço de outros grandes nomes da cultura popular como, Gonzaguinha, Luiz Melodia, Aldir Blanc, entre outros.
  Buscamos Wanderley Caramba, artista plástico, um típico “talento do povo”, que é, no nosso PPP (Projeto Político Pedagógico), um referencial e uma inspiração às crianças do São Carlos. Seus sambas-enredos já venceram muitos carnavais, seus quadros já correram o mundo com exposições na África do Sul, Portugal, Alemanha entre outros. 

Um exemplo de fidelidade à sua raiz.


                 Nascido em dezembro de 1934, no morro de São Carlos, filho de Neuza, professora da comunidade, o artista, parceiro de Ismael Silva e Heitor dos Prazeres, é muito conhecido nas rodas de samba, além de ser formado em Belas Artes. É hoje, professor de Belas Artes na Escola de Artes Visuais de Duque de Caxias.
                Iniciamos 2013 com o Carnaval do Caramba, tendo como fundo musical o samba-enredo escrito pelo homenageado e disputado no carnaval de 2005 pela G.R.E.S. Estácio de Sá: “Arte Negra na Lendária Bahia”, o que nos permitiu apresentar parte da cultura Afro Brasileira ali descrita e que também é retratada em seus quadros. 
Em todo o projeto, demos ênfase à reciclagem de materiais, montagens de esquemas corporais a partir das silhuetas das crianças, recorte e colagem, pinturas e carimbos, além de releituras das obras que retratam as brincadeiras infantis, o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro, como o bondinho, o carnaval, as quermesses, a baiana, a capoeira, o pau de sebo, o Cristo Redentor, dentre outros.  
Estes temas e técnicas permearam nosso trabalho e nos possibilitaram construir com as crianças um ambiente propício a ampliação da experiência cultural delas. Tamanho foi o envolvimento das turmas com a vida e com a arte de Wanderley Caramba, que no momento que propomos a observação e a releitura de uma pintura de outro artista (Volpi), uma criança afirmou entusiasmada: “Volpi é primo do Wanderley!”. Aproveitamos a oportunidade para traçarmos um paralelo entre os artistas, que embora não tenham nenhum grau de parentesco (como acreditou inicialmente o nosso pequeno aluno), encontram-se em um rico e encantador terreno: a arte!






Continuamos o trabalho com a exposição da biografia, fotos de suas obras e fizemos o contato para propor a visita. Durante alguns meses, várias tentativas foram feitas até que em 04/07/2013 tivemos a honra de recebê-lo. 


A BAIANA 
  
Releituras 


A expectativa foi enorme porque ao longo de mais ou menos quatro meses foram desenvolvidos trabalhos ligados as suas obras e sua vida: Nosso convidado dizia o tempo todo que veio para nos homenagear, trouxe um presente muito valioso (um quadro), foi recepcionado pela direção da creche, professores, funcionários e pelas crianças com balões nas cores que representam a Escola de Samba Estácio de Sá, da qual foi um dos fundadores.



 Contou histórias de sua época na comunidade do São Carlos, pintou para as crianças, foi entrevistado, visitou as salas, pôde ver o trabalho que desenvolvemos, apreciou murais com releituras de suas obras, enfim, foi presenteado, teve mostra de admiração e respeito que merece e nós também.









 

 

           Ao final, feliz com o preito, Wanderley Caramba nos convidou para sua exposição que está prevista para acontecer até setembro deste ano e prometeu voltar.
           Consideramos Wanderley Caramba um expoente em seu campo de ação que nos oportuniza superar um quadro que exclui o que é positivo da comunidade. Nossa creche exerce mais uma vez sua função social, censurando as injustiças que certamente, de maneira sutil, poderiam provocar marcas profundas no corpo, na alma e comportamento de nossa comunidade escolar.



VOLTE SEMPRE!