segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CARNAVAL NA ESPAÇO LIVRE

  
Cidade maravilhosa, 
Cheia de encantos mil! 
Cidade maravilhosa, 
Coração do meu Brasil! 


                                                 


Berço do samba e das lindas canções 
Que vivem n'alma da gente, 
És o altar dos nossos corações 
Que cantam alegremente. 

 

Jardim florido de amor e saudade, 
Terra que a todos seduz, 
Que Deus te cubra de felicidade, 
Ninho de sonho e de luz.  

(CIDADE MARAVILHOSA -  André Filho)

ESTAMOS ORGULHOSOS!

  A escola de samba Estácio de Sá foi a última escola a entrar na Avenida com o enredo: “De braços abertos, de janeiro a janeiro. Sorrio, sou Rio, sou Estácio de Sá!”,  encerrando o segundo dia de desfiles da Série A, na Marquês de Sapucaí e tornou-se 
a Campeã 2015.

PARABÉNS, ESTÁCIO DE SÁ !!!!

sábado, 7 de fevereiro de 2015

REUNIÃO DO DIA 07/02

 Mais um ano se inicia e com ele surgem novas expectativas, novas parcerias e muitos projetos.
 

Hoje foi um dia proveitoso, pois nossos responsáveis compareceram à nossa UE para conversarmos sobre o período de Acolhimento de nossas crianças.  Os responsáveis foram recepcionados com um café da manhã e em seguida aproveitamos o encontro para ressaltar a importância da família no sucesso escolar do aluno. A presença dos responsáveis em todos os eventos pedagógicos e reuniões é fundamental para estreitar a parceria entre família e a creche. 

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

450º ANIVERSÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

                                                                    www.guiadorio.net.br

No domingo, 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro completará 450 anos. O nome da cidade se deve ao fato dos navegadores portugueses terem avistado a Baía de Guanabara, no dia 1º de janeiro de 1502. Ao acreditarem que se tratava da foz de um grande rio, deram o nome de Rio de Janeiro. Mas foi no ano de 1565 que a cidade foi fundada por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao até então Rei de Portugal, D. Sebastião.  O objetivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses que ocupavam a área. Em 1763, a cidade tornou-se capital do Brasil e se manteve assim até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país.
 A Cidade Maravilhosa de muitos pontos turísticos também é conhecida pelo  seu Carnaval com inúmeros blocos e desfiles das escolas de samba na Avenida Marques de Sapucaí, o Sambódromo.
 A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá.
E no Carnaval de 2015 a Estácio de Sá apresentará o enredo que homenageia os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro:
       DE BRAÇOS ABERTOS, DE JANEIRO A JANEIRO. SORRIO, SOU RIO, 
SOU ESTÁCIO DE SÁ!

Sinopse do Enredo

"Quando te avistei, sua alegria e seu encanto fez brotar em mim um enorme desejo, seu brilho iluminou minha chegada, e em suas águas refletiu o sol que aqueceria minha nova morada... Maravilhosamente bela; desenhada pelas mãos divina. Detalhe por detalhe criando um ambiente perfeito entre o mar e a montanha, e colorida em belíssima aquarela.

Aportei em ti meu paraíso tropical. Diante de relevos que emolduraram histórias de chegadas e saídas, tantos momentos felizes que marcaram sua trajetória, misturando povos e culturas, e fazendo do seu povo, o mais feliz do mundo!


Decorada com extremo bom gosto e requinte, ganhou estilo sem perder a essência, contornou montanhas, acomodou vidas e se transformou em um enorme parque de diversões; e em grande estilo! Cada traço, cada espaço, cada rua... O Rio trouxe sempre muita inspiração para a arte e para a vida de um povo feliz, de características e marcas especiais.


A pomba branca anunciou, a festa vai começar! Que venha esse povo malandro com jeito moleque, que joguem seus limões de cheiro e muita galhofa no povo que brinca nas ruas. Que as mascaras nos bailes enfeite ainda mais seu belo cenário.


Liberdade! Liberdade! Gritou o negro soltando a voz da igualdade, podendo se expressar, e com muita fé dar início a uma de nossas maiores riquezas... Vamos batucar?


Sim, mas gora me deixa falar, me chamo Ismael e também tenho história para contar. Numa Pequena África de grandes acontecimentos, o samba pedia passagem, porém de pele negra e despretensioso nem sabia onde podia chegar.


Foi assim que nós, os "Bambas do Estácio" fundamos nossa escola querida, a primeira de tantas irmãs. Que orgulho!!! Até meu Cristo de braços abertos veio abençoar.


As ondas do rádio trouxeram talentos que encantaram o mundo, foi aqui que surgiram "Novas Bossas" que imortalizaram o amor por nossa maravilhosa cidade. A musicalidade já morava aqui; tantos ritmos, a "Melodia" descia o morro inundando de arte o asfalto.


E povo festeiro! Na festa da bola o que rola é a emoção, são tantas bandeiras que tremulam com o gingado dos nossos craques de "alegria nas pernas" driblando e fazendo o espetáculo para um povo que se une em um só grito: É golll! Fazendo o "Maraca" tremer. Obrigado meu São Jorge Guerreiro!
É aqui que pulsa o coração do meu Brasil, é aqui que vivo com muito orgulho, festejando de janeiro a janeiro e recebendo "cariocas do mundo inteiro".

Foi aqui também que todas as Américas se uniram num espetacular show de esporte.


Sim e é aqui que vive esse povo alegre, sagaz e sem medo de ser feliz, que a cada chegada de um novo ano faz o céu da princesinha brilhar, numa fantástica explosão de cores, enquanto as flores que cobrem as águas renovam as esperanças.


Salve minha cidade! Salve a Rainha do mar!


E hoje no maior espetáculo do planeta brilham grandes escolas de samba. E a Estácio de Gonzaguinha, Luiz Melodia e Dominguinhos vem mostrar minha cidade numa sinfonia de risos orquestrada pelo rugido do Leão na cadencia da bateria medalha de ouro!


Afinal hoje o mundo reconhece que o meu lugar é a cidade do futuro, e a única capaz de reunir com tanta perfeição: Natureza, cultura, esporte e vida urbana.


Tudo isso sem perder o encanto... É a ousadia e alegria de uma cidade que ganhou fama internacional.


Meu Rio de quatrocentos e cinquenta Janeiros continua lindo e continua sendo esta "felizcidade"! E com a benção de São Sebastião, sou do Rio de Janeiro! Sou feliz, sou Estácio de Sá. Aquele abraço!!!"


Texto: Amauri Santos


VAMOS CURTIR O SAMBA?
Clique em:

                                                                          
NOME DA FANTASIA: Sou Carioca da Gema

                                                NOME DA FANTASIA: Sou Carioca e Cuido da Natureza

 NOME DA FANTASIA: Sou Carioca Trabalhador e Varro a Tristeza com Sorriso   


    NOME DA FANTASIA: Ambulantes Poetas
Imagens retiradas da Internet
BOM CARNAVAL!