quinta-feira, 19 de maio de 2011

   Cultura Indígena
   Nosso projeto teve como objetivo despertar o interesse pela cultura indígena, incentivar o respeito pela natureza, trabalhar a criatividade e a interação social.
   Para que as crianças aprendam a valorizar a diversidade cultural, no caso os primeiros habitantes do Brasil, é necessário trabalhar de modo a conhecer os costumes indígenas. É importante explicar como vivem os índios e levantar alguns pontos:
   -A alimentação vem da coleta de frutas e raízes, da caça de animais e da pesca. Utilizam a semente do guaraná para o preparo da bebida.
   -O cocar é feito de penas dos pássaros e dentes dos animais.
   -A casa do índio, a oca, construída coletivamente, é bastante resistente, pois utilizam troncos de árvores e a cobertura de folhas de palmeiras ou palha.
    Adaptamos algumas atividades para aproximar de alguns elementos que representam o índio. As crianças confeccionaram o colar de macarrão que ajuda na coordenação motora fina. O cocar feito de cartolina e cola colorida alegra as crianças que gostam de se olhar caracterizadas de índios. Os objetos de argila trabalham a criatividade, a coordenação motora e a valorização da cultura indígena.
   As crianças ouviram histórias, aprenderam algumas músicas e fizeram dramatizações. O boneco índio vestiu o uniforme para ir à creche e um aluno observou que ele estava sem sapatos. A turma arrumou um par de tênis para o indiozinho.
   A creche, também, organizou um lanche com alimentos indígenas como: guaraná natural, mandioca, batata doce, milho e frutas. Para toalha usamos folhas de bananeiras.
   O Maternal I experimentou os alimentos com interesse, mas o Maternal II comeu com muita vontade, também já tinham participado do lanche no ano anterior.













2 comentários:

  1. Ficou super bacana!!!! Estou divulgando!
    Envia também para o e-mail de nossas creches, trabalhos bonitos assim precisam ser compartilhados!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo trabalho! Siga o blog da General osório tbm.
    http://bragafatima-educao.blogspot.com/

    ResponderExcluir