sábado, 23 de novembro de 2013

MAMA ÁFRICA

 
A Lei Federal 10.639/03  torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.
 
Sendo o espaço escolar um lugar de construção, não só do conhecimento, mas também  de valores morais e ensinamentos que propiciem às crianças a  valorização de sua identidade  e autoestima  temos como proposição utilizar os contos africanos como proposta didática que possibilite a construção positiva da identidade racial. 
A professora Jéssica utilizou o livro Outros Contos Infantis para Crianças Brasileiras, escrito por Rogério Andrade Barbosa e ilustrado por Maurício Veneza  - Ed. Paulinas.
O autor faz um resgate de contos da cultura africana e sua leitura permite às crianças conhecer uma pequena parte da cultura e sabedoria da África e sugere novas formas de reconhecer a riqueza que nasce da diversidade. São narrativas simples, recolhidas da tradição oral.” O primeiro conto, trabalhado pela professora, explica porque a galinha d’angola tem as penas pintadas e a razão de seu canto característico - tô fraca, tô fraca!
 
Para ilustrar o conto confeccionamos a galinha d'angola com materiais reciclados. 




Também realizamos um passeio pela história dos negros no Brasil, apresentando o trajeto feito pelos mesmos no caminho da África até o Brasil, com direito ao navio negreiro.
 


 
Trabalhamos os animais que habitam o continente africano e suas principais características. 




Fizemos máscaras e pinturas corporais denominadas tribais. 




Confeccionamos bandeiras de alguns países formadores do grande continente africano.


Através dessas atividades buscamos ressaltar a importância do respeito à diversidade e valorização da cultura africana e afro-brasileira como de grande importância para a formação do povo brasileiro.
 
Turma EI 30
 
 
A ÁFRICA É AQUI!
 
Aconteceu na Turma EI 32

 
Ao longo do mês de novembro trabalhamos a cultura africana e sua influência na cultura brasileira. Estudamos a capoeira e sua presença na Bahia. Conhecemos o Mestre Besouro, um importante capoeira e defensor dos negros. Inclusive, achamos um besouro na creche, que foi o que desencadeou tudo isso.

Vimos imagens e degustamos algumas receitas da culinária brasileira que teve influência africana: o cuscuz, o pé de moleque e as frutas muito consumidas na África como: banana, melancia e manga.
As artes também estiveram muito presente nesse processo. Desde as artes plásticas, através da pintura do alguidar (prato de barro), passando pela musicalidade africana, chegando à indumentária e a pintura corporal.
O corpo foi muito importante em todo o processo. Corpo que dança, que se expressa, que se comunica e que conhece através das sensações que ele mesmo vivencia, seja provando sabores novos, seja se vestindo como nativos africanos ou jogando a capoeira.
Corpo que se afirma e que colabora para que a consciência também se afirme e declare, assim como um dos alunos da turma 32 disse:
                        “Tudo é África”.
 
 

6 comentários:

  1. Lindo!
    Parabéns pelo trabalho que valoriza nossas origens.
    Lola

    ResponderExcluir
  2. Trabalho lindíssimo da Creche Espaço Livre da Criança, ressaltando o respeito à cultura africana. Pinturas, danças e trajes maravilhosos!
    É diversidade! Isso é Brasil!
    Parabéns!
    marcia malagolli

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo excelente trabalho feito por toda a equipe da Espaço Livre da Criança.Muito lindo esse trabalho voltado para a África, trazendo de volta as nossas velhas raízes africanas.

    ResponderExcluir
  4. Lindo! Muito bom perceber que a cultura africana é vivenciada em escolas sem o medo ou o rótulo pejorativo que a sociedade construiu. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. Lindo trabalho!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns.Pois ficaram lindo! Fiquei emocionado.....show!

    ResponderExcluir