sexta-feira, 18 de abril de 2014

PÁSCOA


Pintura feita pelos alunos EI 31

"A Páscoa Cristã, representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus demonstrou que pode-se Executar homens, mas não se consegue matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e valorização da vida. A vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Por isso, Jesus afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, plena de amor".


Qual é o significado da Páscoa?

"Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.

Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica é ritual de passagem:

- Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
- Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.

Além de toda a significação religiosa a Páscoa é uma comemoração alegre para as crianças, pois é repleta de símbolos, ovos coloridos e muitas brincadeiras divertidas.

Entre os vários símbolos que marcam a comemoração da Páscoa, temos:

O coelho da Páscoa  que representa a abundância de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de filhotes. Isto se relaciona com o cristianismo pela perspectiva da Vida Nova anunciada por Jesus em sua ressurreição, além de lembrar a fecundidade da palavra de Deus entre os povos. Este símbolo foi trazido para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. Era tradição em vários países contar às crianças que o coelho visitava as casas e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem, tradição esta que ocorre até os nossos dias e é bem divertida!

O ovo de Páscoa simboliza o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então se usava ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas... Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!"


A Páscoa é uma data importante para a nossa sociedade, mas não podemos esquecer que é uma comemoração religiosa com cunho católico devido à nossa colonização feita pelos portugueses e que, também, existe o lado comercial para a venda de chocolates. Por este motivo devemos buscar os fatos históricos entendendo o significado dessa celebração para que a criança não pense que se trata apenas de um dia para trocar ou comer chocolates.

Em nossa creche procuramos trabalhar o lado lúdico e os valores morais. Responsáveis e funcionários deixaram suas mensagens registradas. As crianças levaram lembranças confeccionadas por elas mesmas.

EI 41 FAZENDO BISCOITOS

 
 
 

 


EI 42 CONFEITANDO O BOLO e PINTANDO OS COELHOS

 

 


 

 

EI 32 FAZENDO BRIGADEIROS
 
 

 

EI 31 BRINCANDO DE COELHINHOS

 

A Equipe da Espaço Livre da Criança deseja à todos 

FELIZ PÁSCOA!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SÃO CARLOS, MEU PEDAÇO DO RIO DE JANEIRO

 Neste ano temos como projeto o Rio de Janeiro. Partimos do que era conhecido pelas crianças para que então, posteriormente, pudéssemos abordar outros temas sobre a cidade e sua história.
 
 


Partindo do que é conhecido pelas crianças, construímos alguns registros sobre o Morro de São Carlos local onde nossa creche está localizada, mas também o local onde as crianças vivem. Começamos pela família, o local de trabalho dos pais, o comércio, as ruas, o transporte, o bairro do Estácio, até chegar no carnaval. Nada mais legítimo falar sobre carnaval nesse momento. Não só por conta do mês de comemoração da festa, mas também porque o São Carlos pode ser considerado o berço do samba devido ter sido aqui a fundação da primeira escola de samba do Brasil ( a Deixa Falar) atual  Estácio de Sá.

A PORTA BANDEIRA
 

 

 


Nós, da turma 32 construímos durante o mês de março uma réplica do São Carlos com o que mais marcante a localidade possuía para as crianças: o samba, o carnaval, o comércio, as kombis; o metrô no Estácio, com sua pracinha e campo; a paisagem do entorno, como o Cristo Redentor e os aviões que cotidianamente “brincam” conosco quando vamos ao pátio e o prédio da Prefeitura do Rio.


Cada criança construiu sua casa e a localizou de acordo com que pensam ser a localização das mesmas no morro. Paralelamente construíamos alguns trabalhos e registros artísticos sobre o carnaval, sua história – tão próximas na vivência e na geografia de onde vivem as crianças, ouvimos sambas-enredo e também marchinhas de carnaval. Enfim, iniciamos nosso projeto contribuindo não simplesmente para que as crianças conheçam o Rio, mas sim para que se sintam parte dele. 
Texto de Phillipi Assis