segunda-feira, 14 de abril de 2014

SÃO CARLOS, MEU PEDAÇO DO RIO DE JANEIRO

 Neste ano temos como projeto o Rio de Janeiro. Partimos do que era conhecido pelas crianças para que então, posteriormente, pudéssemos abordar outros temas sobre a cidade e sua história.
 
 


Partindo do que é conhecido pelas crianças, construímos alguns registros sobre o Morro de São Carlos local onde nossa creche está localizada, mas também o local onde as crianças vivem. Começamos pela família, o local de trabalho dos pais, o comércio, as ruas, o transporte, o bairro do Estácio, até chegar no carnaval. Nada mais legítimo falar sobre carnaval nesse momento. Não só por conta do mês de comemoração da festa, mas também porque o São Carlos pode ser considerado o berço do samba devido ter sido aqui a fundação da primeira escola de samba do Brasil ( a Deixa Falar) atual  Estácio de Sá.

A PORTA BANDEIRA
 

 

 


Nós, da turma 32 construímos durante o mês de março uma réplica do São Carlos com o que mais marcante a localidade possuía para as crianças: o samba, o carnaval, o comércio, as kombis; o metrô no Estácio, com sua pracinha e campo; a paisagem do entorno, como o Cristo Redentor e os aviões que cotidianamente “brincam” conosco quando vamos ao pátio e o prédio da Prefeitura do Rio.


Cada criança construiu sua casa e a localizou de acordo com que pensam ser a localização das mesmas no morro. Paralelamente construíamos alguns trabalhos e registros artísticos sobre o carnaval, sua história – tão próximas na vivência e na geografia de onde vivem as crianças, ouvimos sambas-enredo e também marchinhas de carnaval. Enfim, iniciamos nosso projeto contribuindo não simplesmente para que as crianças conheçam o Rio, mas sim para que se sintam parte dele. 
Texto de Phillipi Assis


Nenhum comentário:

Postar um comentário