quarta-feira, 28 de outubro de 2015

PRÊMIO PROFESSOR DO SÉCULO XXI

E é com muita alegria que recebemos o prêmio como " Professores do Século XXI" representando a Educação Infantil da Cidade do Rio de Janeiro. e que este trabalho possa ser "Multiplicador de Coisas Boas"! 
   Como professores devemos nos perguntar "o que e como fazer, dizer" para educar olhares que enxergam o racismo. (E na Educação Infantil, com crianças tão pequenas?) Afinal, temos, em nossa história e em nossos dias a ignomínia da escravidão, que tantas marcas nos deixou. É preciso que a educação tenha qualidade, que sirva para levar à reflexão e ao conhecimento. Para entender, respeitar, aceitando as contribuições e motivando mudanças. Quanto mais cedo, melhor.
    Ao interagir, diariamente, na Creche Municipal Espaço Livre da Criança, no Morro de São Carlos na cidade do Rio de Janeiro,  percebemos a necessidade de se abordar e buscar uma prática reflexiva  necessária para trazer aos pequenos alunos o entendimento sobre o racismo e propor um movimento voltado para o respeito, motivando  para o futuro, contrapondo a violência e o preconceito que compõem "o racista".
   Acreditamos na  importância em se oferecer a oportunidade para que as crianças vivenciem sobre si próprio, os outros, diferenças, Histórias, tempos e lugares que as constituem como sujeitos e seres humanos, numa postura investigativa em relação ao "eu". Buscamos pessoas, caminhos e maneiras. Através de um convite aberto à comunidade escolar, incluindo a todos, buscando a "reflexão em parceria", temos tentado e até enxergado mudanças. Um trabalho de formiguinha e cheio de histórias e brincadeiras, registradas através de um celular.
TEXTO: Michelle Saramago



Clique aqui:

4 comentários:

  1. Parabéns, Professora Michelle!
    O prêmio foi merecido.

    Jacuí

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Jacuí!
    Estamos muito felizes!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Professora Michelle Saramago! Seu trabalho é impar e com certeza projeta um mundo melhor! Nossos "pequenos" merecem e necessitam.
    marcia malagolli

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, que carinho mais importante de se receber! Você é uma excelente educadora e amiga que a profissão me deu de presente (para a vida)!
    Obrigada!

    ResponderExcluir