segunda-feira, 24 de outubro de 2016

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS 24-10-2016



No dia 24 de outubro realizamos nossa reunião de responsáveis e conversarmos sobre os seguintes assuntos:
Horário de entrada e saída, a importância da atualização dos telefones das famílias, funcionamento interno (normas e procedimentos) , importância da agenda, higiene, uso do uniforme, rotina, alimentação, Bolsa Família e Cartão Carioca e suas condicionalidades, PPA da unidade e relatórios das turmas, divulgação do calendário de matrículas 2017, reflexão da importância da prevenção ao Câncer de mama e do Câncer de próstata.

Compartilhando com os pais as informações disponibilizadas na página da SMS:

Outubro Rosa nas unidades de saúde.

     Para marcar o Outubro Rosa, mês de conscientização e orientação sobre o câncer de colo de útero e mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de atividades em diversas unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) do município do Rio. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar a população feminina sobre cuidados e prevenção.
As unidades de Atenção Primária realizarão ações de promoção da saúde, incluindo palestras com informações e orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos tipos de câncer de colo de útero e mama, a partir de coleta do exame colpocitológico. Os usuários da rede também participarão de caminhadas e atividades nas Academias Cariocas da Saúde.
Todas as unidades do município contarão com ações de orientação com a participação de agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da rede municipal de saúde, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde/INCA para o controle da doença.
O câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Já o câncer do colo do útero, também denominado como cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de oncogênicos do Papilomavírus Humano - HPV. A doença é o terceiro mais incidente na população feminina segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva.
Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom para ambos os tipos de câncer. Assim, quanto mais cedo for diagnosticado e conduzido ao tratamento adequado, a paciente terá mais chance de cura.

Visionamento do vídeo“ Serie especial: Câncer de mama” disponível em;

Levantamento de questões sobre o vídeo:

Você, mulher, tem dedicado um tempo a conhecer o seu próprio corpo?
Tem realizado os exames preventivos regularmente?
Você, homem, apoia e incentiva as mulheres da sua família a realizar os exames preventivos regularmente?  
Você, homem, tem dedicado um tempo para cuidar da sua saúde e realizar os exames preventivos?
Você, mulher, incentiva e apóia os homens de sua família a realizarem os exames preventivos?

 OUTUBRO ROSA
No mês de novembro a SMS realiza ações semelhantes de conscientização da prevenção ao câncer de próstata, reunidas no “Novembro Azul”.


Agradecemos aos presentes.

Contamos com a sua presença na próxima reunião: 

      19/11/2016

 Até lá!




Fique atento ao período de inscrição para matrícula 2017 na Rede Pública de Ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


Calendário de Matrícula 2017
- Inscrição de Educação Especial - de 25/10 a 04/11
- Inscrição de Creche Conveniada - de 08 a 17/11
- Inscrição de Creche Publica - de 09 a 18/11
- Inscrição de Pré-escola - de 09/11 a 06/12
- Inscrição de Ensino Fundamental e PEJA - de 09/11 a 06/12






Nenhum comentário:

Postar um comentário