quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CASCAS, CAROÇOS E SABORES

(...) a pré-escola tem o papel social de valorizar os conhecimentos que as crianças possuem e garantir a aquisição de novos conhecimentos. A pré-escola com função pedagógica é aquela que tem consciência de seu papel social, busca trabalhar a realidade sócio-cultural da criança, seus interesses e necessidades que manifesta naquela etapa da vida (KRAMER, 1986 apud ALMEIDA, 1994: 03). (grifo nosso).


  As Ciências da Natureza, portanto, precisam ser entendidas como um elemento da cultura e também como uma construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.














A prática pedagógica, portanto, deve possibilitar, para além da mera exposição de idéias, o entendimento dos processos em estudo, a análise acerca de onde e como aquele conhecimento apresentado em sala de aula está presente nas vidas dos sujeitos e, sempre que possível, as implicações destes conhecimentos na sociedade.





 
 
  Com este olhar para além das idéias, as crianças puderam observar as cascas, caroços e experimentar as frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário