sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PROJETO AFRICANIDADES

Livre é o espaço onde a cultura está inserida no cotidiano da criança... 
Assim a CM Espaço Livre da Criança apresenta o projeto “Africanidades”.



“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar as pessoas precisam aprender; e,
Se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”
Nelson Mandela


Nosso projeto... AFRICANIDADES... tem como proposta apresentar, de forma lúdica, o continente africano às crianças, seus aspectos naturais, bem como suas diferenças étnicas e culturais. 

  É com o outro, pelos gestos, pelas palavras, pelos toques e olhares que a criança construirá  sua  identidade e será capaz de reapresentar o mundo atribuindo significados a tudo que a cerca. Seus conceitos e valores sobre a vida, o belo, o bom, o mal, o feio, entre outras coisas começam a se constituir neste período.

Sendo assim, ao pensarmos nas Africanidades Brasileiras, não tem cabimento a musicalização de crianças que não inclua os ritmos de origem africana. Sendo assim, proporcionamos as crianças ouvirem músicas e reconhecerem instrumentos típicos. Tais como: caixa de fósforos, chocalhos, pandeiro, agogô, berimbau e tantos outros.








 Pensando nisso, trouxemos ao espaço da creche a capoeira para apresentação, integrando ao projeto as diversas manifestações culturais já existentes na comunidade e referendando assim o seu valor cultural. 

  As lendas e as cantigas de origem africana, recontadas de geração em geração por meio da tradição oral, também  foram revividas em brincadeiras, em momentos de contação de histórias, na confecção dos livros das turmas, entre outros. Na literatura, buscamos trazer contos africanos (“Ynari, a menina das cinco tranças”, “A Ajdar, o dragão da Terra”, “A lenda do tambor africano”, “Como surgiu a galinha d’angola” e etc.) e textos de autores brasileiros (“O menino marrom”, “Tekinho o menino do samba”, “O menino Nito”, “Jambo”, “Uma manhã com os bichos da África” , "Obax" e etc) para que conheçam e valorizem a pluralidade e afinidade dos nossos povos.



                                            Ynari, a menina das cinco tranças                           
                                                                   Obax

Tarsila do Amaral – A negra, 1923. 


                                                                                                Releitura "A negra"

Nas artes plásticas, apresentamos obras de grandes pintores nas quais se destacam a pluralidade, a diversidade étnica dos brasileiros para que a criança, em contato com parte importante da produção artística de nosso país, amplie suas concepções estéticas, conheça obras de grande valor cultural, utilize técnicas diversas para realizar as releituras de uma ou mais obras e, primordialmente, valorize a diversidade expressa em nossos corpos, na cor da pele, na cor e nas formas de nossos olhos e cabelos, nas nossas maneiras, enfim, de ser e de estar no mundo.


2 comentários: