segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Olha o que a Primavera nos trouxe, Negros lindos como as flores!


O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES

FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR






Carimbos feitos com o próprio corpo da criança (braços, mãos) formaram as lindas flores do jardim EI 31! Para que cada “pequeno” pudesse se olhar e se sentir, descobrindo-se!

Assim, dentro da proposta do nosso projeto “Era uma vez... outra vez...” continuamos a “tecer conhecimento” ao vivenciarmos a alegria desta estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas próprias cores e origens, além do interesse pela preservação do meio ambiente e melhores formas de vida e sobrevivência, através da reciclagem.

Explorar “as diferentes cores das pessoas”, assim como as das flores da primavera, foi a  estratégia para abordarmos assuntos ligados à África e ao povo negro. Levando cada criança à se reconhecer e reconhecer a presença desse grupo na sua própria história.

Como já estamos há algum tempo trabalhando a conscientização quanto a necessidade da reciclagem, inserida em nosso projeto, com as garrafas que juntamos junto as famílias, fizemos lindos “negros”. Onde cada criança pode falar sobre um negro que conhece e uma história dessa pessoa.

Pintando as garrafas de preto, as histórias vinham surgindo...
O POVO NEGRO É LINDO DEMAIS
AONDE CHEGA O SEU BRILHO TRAZ
NÃO ADIANTA VOCÊS OLHAREM PRA MIM
POR EU SER NEGRO ME ORGULHO DE SER ASSIM





Então, naturalmente, veio para a nossa sala uma “velha conhecida” nossa:

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
(Ana Maria Machado)

“Era uma vez uma menina linda, linda. (...)
A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.
Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.”

Que trouxe todo o orgulho da sua linda cor!



Depois, foi a vez dos animais (assunto também já conhecido e inserido em nosso projeto) trouxemos os animais pelos quais a África é bem conhecida por conta da sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Onde a girafa com certeza se destaca no interesse dos pequenos. Seja no zoológico ou no seu habitat natural na África central, ela é mais altas que os outros animais e é o segundo maior animal terrestre que existe hoje em dia (o elefante africano é o maior). O tamanho do pescoço da girafa intriga as crianças, sempre!


“Como foi que a girafa ficou com este pescoço tão longo?”, alguns perguntam.
Ao construirmos com garrafa pet e presenciarmos uma girafa de mais de 3 metros de altura dentro de nossa sala, ficamos envolvidos e motivados.

“A “Gigi” é linda e grannnnde!!!” 

E nós continuamos...


Conversando e contando histórias "A NEGRA" importante chegou em nossa sala.
Quem trouxe?! TARSILA DO AMARAL, que nos falou sobre a nossa terra, a nossa gente e a nossa cultura. E ainda nos permitiu construir saberes à partir desta sua obra.
















E lá vamos nós! Quanta coisa podemos descobrir na cultura africana!

As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana e impressionam. Nas tribos africanas, uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Assim, estamos protegidos!

Brincamos e aprendemos deixando tudo pintado e colorido.
Só mesmo um banho refrescante e divertido!









Até a próxima!

4 comentários:

  1. Muito interessante esse trabalho com as crianças. Ensinar a descobrir é respeitar o que essas crianças são agora e o que serão no futuro.
    Parabéns!!!;)

    ResponderExcluir
  2. OI ...AMEI O TRABALHO!
    A GIRAFA FICOU PERFEITA, GOSTARIA DE SABE QUAL A TINTA QUE VOCES USARAM PARA PINTA A GARRAFA PET.
    DESDE JA OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edson !Tudo bem?

      Quando fizemos esta atividade, misturamos tinta guache e cola para pintarmos as garrafas PET. Estas foram pintadas pelo lado de dentro. Facilitando o manuseio das crianças e evitando que a "tinta-cola descolasse" durante a brincadeira, já que a girafa foi feita pelas crianças e para elas, circulando pela creche em meio aos diferentes momentos e espaços de interação, inclusive até o final do ano letivo.
      Ficamos felizes com a sua visita ao nosso blog, sua mensagem e seu comentário carinhoso sobre o nosso trabalho! Você será, sempre, muito bem-vindo!
      Abraço!

      Excluir