quarta-feira, 8 de abril de 2020

Acolhimento - Fevereiro 2020



         “Na roda do mundo,
mãos dadas aos homens,
lá vai o menino
rodando e cantando
cantigas que façam
o mundo mais manso
cantigas que façam
a vida mais justa,
cantigas que façam
os homens mais crianças.”
(“Cantiga quase de roda”, Thiago de Mello)

Na educação infantil, todos os anos, o contato inicial das crianças com o espaço escolar é marcado pelo período de acolhimento. Nesse período, as crianças e suas famílias são convidadas a conhecer o espaço e a equipe pedagógica, participando de experiências lúdicas e afetivas. Na C.M. Espaço Livre da Criança, o acolhimento é planejado cuidadosamente: as experiências e interações, os materiais oferecidos, a organização do espaço... tudo tem uma finalidade pedagógica e o nosso objetivo primordial é conhecer e acolher as crianças e suas famílias, iniciando a criação dos vínculos que se fortalecerão ao longo do ano.

A reunião de responsáveis marca o primeiro contato da maioria das famílias com a nossa instituição. A equipe de direção apresenta o nosso ambiente e esclarece questões relacionadas ao funcionamento e à rotina da creche, além de indicar, junto com a equipe pedagógica, pontos do nosso Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Planejamento Pedagógico Anual (PPA). É ainda nessa reunião que explicamos para os responsáveis como será o período de acolhimento, convidando-os a participar, ao longo da semana, de algumas vivências junto com as crianças e a realizar as entrevistas que nos ajudarão a conhecer os pequenos:





 


 
 

                                       
Os momentos iniciais de interação entre as crianças, famílias e educadoras foram marcados por muitas trocas, conversas e risadas. Apresentamos diferentes propostas ao longo dos primeiros dias, tais como construir com os blocos de encaixe, fazer desenhos coletivos, pintar e carimbar as mãos. Algumas crianças se surpreenderam com a ideia de pintar a mão do responsável, achando curioso e engraçado ver os adultos com as mãos pintadas. Além dessas experiências, exploramos juntos os brinquedos da sala e do parquinho, uma vez que eles também cumprem a função de mediar as relações criança/criança, criança/educadoras.











 

 
 


E foi assim que começamos a nos conhecer: acolhendo! Com paciência e empatia, acolhemos a criança, a sua singularidade, a sua história e a sua família. Acolhemos também os medos, os choros, as saudades... porque tudo isso é natural e faz parte da descoberta do novo e dos processos de crescimento e desenvolvimento. Podemos dizer ainda, parafraseando o poeta Thiago de Mello, que nós também fomos acolhidas pelas crianças, que sempre se mostram disponíveis para segurar as nossas mãos enquanto resgatam a nossa infância e a nossa necessidade de acolhimento!

                                         ACOLHA!

                                      ACOLHA-SE!






























































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