quinta-feira, 20 de agosto de 2020

UM ESPAÇO DE DIREITOS - MARÇO 2020

 

Espaço Livre da Criança:

UM ESPAÇO DE DIREITOS!

 

“Crianças, iguais são seus deveres e direitos.

Crianças, viver sem preconceitos é bem melhor.

Crianças, a infância não demora,

Logo, logo vai passar,

Vamos juntos brincar.”

(Música “Deveres e Direitos”, Toquinho)

O Planejamento Pedagógico Anual (PPA) da C.M. Espaço Livre da Criança começou a ser esboçado ainda em 2019, quando a equipe pedagógica percebeu a necessidade de reafirmar para as famílias dos nossos pequenos alguns de seus direitos fundamentais (ao lazer, à cultura e educação, à saúde, etc). Desde então, passamos a estudar o tema, planejando experiências que o tornasse lúdico e acessível para as crianças, significativo e transformador para todos. Em 2020, desde o período de acolhimento, destacamos o “direito à vida, nome, família e identidade” por meio de inúmeras brincadeiras e muita arte!





Visando explorar o tema, realizamos brincadeiras cantadas envolvendo o nome de cada criança e das educadoras, o que foi muito importante para a formação dos primeiros vínculos. A cantoria conquistou os pequenos, que ampliaram seus repertórios musicais e passaram a repetir as coreografias com animação. Aproveitamos para descobrir o corpo por meio do movimento, dançando e brincando diante do espelho. Percebemos, então, que temos muitas características semelhantes e tantas outras singulares. A primeira diferença apontada foi o tamanho de cada um, o que nos levou a apresentar a fita métrica, medir e registrar a altura das crianças. Os pequenos se divertiram abraçando os amigos para comparar os diferentes tamanhos! Também lemos muitas histórias, entre as quais: “Pedrinho, cadê você?” (Autêntica), “É assim que eu sou” (Brinque-Book saber) e “Da cabeça aos pés” (Callis), que possibilitaram vários desdobramentos, como brincar com as expressões faciais, imitar os movimentos dos animais, compreender as funções de algumas partes do nosso corpo, pintar e carimbar as mãos e os pés.







Dando continuidade, passamos a conversar sobre as nossas casas e as pessoas que moram conosco, os nossos familiares. Com a ajuda das educadoras, cada criança construiu a sua casinha de dobradura para então enfeitá-la com giz de cera, guache ou cola colorida. Nas rodas de conversa as crianças exercitaram a oralidade, compartilhando suas rotinas e apresentando suas visões de mundo.









Com a proximidade do Carnaval e considerando que as nossas crianças estavam envolvidas de alguma forma com essa festividade, trouxemos as cores e os ritmos dessa grande manifestação cultural da nossa cidade para dentro da nossa creche, visando ampliar o conhecimento do mundo e da cultura! Assim, aproveitando esse movimento, trouxemos para discussão o direito à cultura e o direito ao lazer. Ouvimos “marchinhas” e “sambas-enredos”, confeccionamos máscaras de carnaval utilizando pintura e/ou colagem, fizemos colagens usando confetes, produzimos chocalhos usando garrafas reaproveitadas, grãos e durex colorido.









Realizamos um baile carnavalesco ao som de marchinhas e sambas para possibilitar que as crianças pudessem participar de forma lúdica e prazerosa da grande festa popular que é o Carnaval! Eles experimentaram os ritmos, as fantasias, as diferentes possibilidades de movimentar o corpo e ainda se divertiram muito com bolinhas de sabão, confetes e serpentinas.

















O nosso baile de carnaval foi mais que uma festa, foi uma grande brincadeira!

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns!
    Lindo ver a criança como o centro das atenções!

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  2. Que lindo!! Parabéns pra equipe! Um trabalho muito interessante e as crianças estão muito felizes

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