segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CULTURA POPULAR

O BOLDO E A TANGERINA



   Para que as turmas de creche se desenvolvam, devemos garantir que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento escolar. Por isso os alunos da turminha EI 31, conheceram experimentando um pouco das plantas e ervas medicinais que suas mamães e vovós usavam e ainda usam para curar os “dodóis” e/ou deixá-los bem fortes, cheios de vitaminas.


   Em um primeiro momento, após irem até o pé da plantinha com as tias  Michelle e Cris e o tio Carlos, retiraram umas folhinhas de boldo e aprenderam como fazer o chá preparando-o junto com os educadores.



    Descobriram que ele serve para quando estamos com “dor na barriga” e, também, qual sabor ele tem (colocando o dedinho e provando). Cada um teve uma reação!


 

 



   Continuando a conversa e as histórias, em um outro momento, a "Nina
Tangerina" nos mostrou como ela nasce e nos disse que ela nos enche de
cálcio. Como é importante!


     A "Nina Tangerina" nos trouxe umas "irmãs" para que pudéssemos
cheirá-las e experimentá-las, para que depois pudéssemos reproduzir
toda aquela beleza e gostosura!

   










     Foram manhãs divertidas e enriquecedoras! Onde para completar nossas
experiências, juntos, fizemos um mural relembrando o formato, a cor e
os benefícios daquela "plantinha remédio" lá da “hortinha do pátio”: o
boldo. E "construímos" uma tangerineira! Muito legal!


FOLHAS DO BOLDO






   "- Tia, olha o meu churrasco! Depois que eu como muito, tenho dor de barriga e tomo "chá de boldo"!





TANGERINAS
























   Acreditamos que o 'movimento' é uma das palavras-chave no ensino eficiente de crianças. E que dar significado ao dia-a-dia na creche é essencial!

   “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”  (Paulo Freire)

   Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário