sexta-feira, 9 de setembro de 2011

* OS ANIMAIS LIVRES NO NOSSO ESPAÇO *

PROJETO:
 OS ANIMAIS LIVRES NO NOSSO ESPAÇO


Professoras Michelle Saramago e Juliana Bello
Turma Maternal II

   Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os mesmos.
   Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta primeira fase da infância, o ensino pela Arte aborda uma série de significações nos primeiros anos de vida e possibilita “tornar real” o seu entorno que está relacionado à sua capacidade de perceber a existência de objetos, formas, cores, seres. Atribuindo as primeiras significações de mundo.
Assim, pensamos o projeto “Os animais soltos no nosso Espaço” onde as crianças, a partir da literatura e através das artes plásticas, pudessem representar, explorar e conhecer.
   O tema do projeto desperta o interesse natural desta faixa etária (creche); uma vez que animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, exercendo fascínio sobre as crianças.
    Através da literatura infantil, foi prazeroso permitir que os animais adentrassem as nossas salas e, assim, pudéssemos pensar diversos animais e suas principais características, apontando para as diversidades (cores, locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e suas “famílias”);
   Segundo Vygotsky (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para a construção e o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Por isso o nosso empenho em oportunizá-la da maneira mais divertida e prazerosa. Através da pintura, da dobradura, do quebra-cabeça, dos desenhos, da colagem, da música, do filme, da brincadeira, seja em propostas de atividades coletivas ou individuais, socializamos e desenvolvemos conceitos (quantidade, cores, formas) e habilidades construindo saberes, valorizando em cada “pequeno cidadão” a expressão artística e a criativa. Cada um do seu jeito, cada um no seu tempo.
É apenas permitir que a criança seja criança, descobrindo um mundo repleto de significados e novidades!
    
   E os animais foram chegando... macaco, tartaruga, pato, girafa, abelha, joaninha, pintinho, peixes, caracol, cachorro...
























   Um dia estávamos cuidando da nossa horta e as crianças avistaram uma aranha.
    Queriam saber o que ela estava fazendo nas plantas e... conversa vai, conversa vem
um aluno lembrou da lagarta e a professora Vanessa, do Maternal I, propôs trazer algumas lagartas do seu quintal para que visitassem todas as turmas da creche.








   Aproveitando o nosso projeto de leitura, escolhemos o livro "Lagarta na Primavera, Borboleta no Verão.



   Observamos, modelamos lagartas de massinha e após alguns dias a lagarta se transformou em casulo.

   As crianças disseram que elas foram dormir.

 


   Como seríam as borboletas?

   Com um molde vazado fizemos algumas borboletas e registramos a fala das crianças.

 






Oh! Que surpresa!
Após 24 dias "dormindo" a metamorfose estava completa e surgiram, então, não borboletas ...mas  mariposas .  




   A turma resolveu soltá-las em nossa horta onde tudo começou, onde tudo recomeçará.

 





E a brincadeira continua....

         Com direito a convidada especial: A SEREIA, afinal...
“A baleia, a baleia
É amiga da sereia.
Olha o que ela faz,
Olha o que ela faz:
Tibum, chuá!
Tibum, chuá!”



Até a próxima! J

Nenhum comentário:

Postar um comentário