PROJETO:
Professoras Michelle Saramago e Juliana Bello
Turma Maternal II
Na perspectiva construtivista de Piaget, o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os mesmos.
Como o mundo é repleto de significados e cheio de descobertas, nesta primeira fase da infância, o ensino pela Arte aborda uma série de significações nos primeiros anos de vida e possibilita “tornar real” o seu entorno que está relacionado à sua capacidade de perceber a existência de objetos, formas, cores, seres. Atribuindo as primeiras significações de mundo.
Assim, pensamos o projeto “Os animais soltos no nosso Espaço” onde as crianças, a partir da literatura e através das artes plásticas, pudessem representar, explorar e conhecer.
O tema do projeto desperta o interesse natural desta faixa etária (creche); uma vez que animais têm uma importante presença em seu mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, exercendo fascínio sobre as crianças.
Através da literatura infantil, foi prazeroso permitir que os animais adentrassem as nossas salas e, assim, pudéssemos pensar diversos animais e suas principais características, apontando para as diversidades (cores, locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e suas “famílias”);
Segundo Vygotsky (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para a construção e o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Por isso o nosso empenho em oportunizá-la da maneira mais divertida e prazerosa. Através da pintura, da dobradura, do quebra-cabeça, dos desenhos, da colagem, da música, do filme, da brincadeira, seja em propostas de atividades coletivas ou individuais, socializamos e desenvolvemos conceitos (quantidade, cores, formas) e habilidades construindo saberes, valorizando em cada “pequeno cidadão” a expressão artística e a criativa. Cada um do seu jeito, cada um no seu tempo.
É apenas permitir que a criança seja criança, descobrindo um mundo repleto de significados e novidades!
E os animais foram chegando... macaco, tartaruga, pato, girafa, abelha, joaninha, pintinho, peixes, caracol, cachorro...
Um dia estávamos cuidando da nossa horta e as crianças avistaram uma aranha.
Queriam saber o que ela estava fazendo nas plantas e... conversa vai, conversa vem
um aluno lembrou da lagarta e a professora Vanessa, do Maternal I, propôs trazer algumas lagartas do seu quintal para que visitassem todas as turmas da creche.
Aproveitando o nosso projeto de leitura, escolhemos o livro "Lagarta na Primavera, Borboleta no Verão.
Observamos, modelamos lagartas de massinha e após alguns dias a lagarta se transformou em casulo.
As crianças disseram que elas foram dormir.
Como seríam as borboletas?
Oh! Que surpresa!
Após 24 dias "dormindo" a metamorfose estava completa e surgiram, então, não borboletas ...mas mariposas .
A turma resolveu soltá-las em nossa horta onde tudo começou, onde tudo recomeçará.
E a brincadeira continua....
Com direito a convidada especial: A SEREIA, afinal...
“A baleia, a baleia
É amiga da sereia.
Olha o que ela faz,
Olha o que ela faz:
Tibum, chuá!
Até a próxima! J
Nenhum comentário:
Postar um comentário