sábado, 5 de maio de 2012

ESCOLA DE PAIS - 5 de maio 2012






   




O tema de nossa reunião foi:
 Quem é a criança de 2 / 3 anos?



       Depois do primeiro ano existem três marcos evolutivos do desenvolvimento da criança: 

      -     o aparecimento da marcha;
      -     o início da linguagem (sobretudo a possibilidade de dizer "não");
      -     e o controle dos esfíncteres, que representa a possibilidade de entre os 2 e os 3 anos prescindir-se do uso de fraldas.

O cérebro já está totalmente formado, e a criança já conquistou muitas habilidades:

·         corre, mas não consegue parar de repente;
·         anda de costas;
·         sobe e desce escadas segurando corrimão;
·         anda em linha reta;
·         anda na ponta dos pés;
·         dirige velocípede em círculos;
·         chuta uma bola sem perder o equilíbrio.


             Sua linguagem já está mais elaborada:

·         inventa palavras para denominar um objeto;
·         usa gestos;
·         faz mímica para se comunicar, principalmente com outras crianças;
·         elabora frases simples.

Como seu contato com o mundo é através da boca, pelo seio materno, que lhe proporciona o prazer de saciar sua fome. Em razão dessa relação de prazer, à medida que cresce leva outras coisas à boca, como as mãos e os pés. Aos poucos vai tentando saborear outros objetos e até mesmo as pessoas, na tentativa de conhecer e descobrir melhor o mundo.

 


É muito comum que nas escolas de educação infantil, mais especificamente nas turmas de maternal, de crianças com aproximadamente dois anos de idade; aconteçam as mordidas. Nessa idade a criança encontra-se na fase oral, do desenvolvimento da personalidade.


A fase oral é dividida em duas etapas, a de sucção e a de mordida. Na fase da mordida “há uma tendência a destruir, morder, triturar o objeto antes de incorporá-lo”. Essa fase é dividida em duas características principais, sendo oral receptiva, quando o sujeito não passa por privações, tornando-se uma pessoa muito generosa e oral agressiva que aparece uma “tendência a odiar e destruir, a ter ciúmes da atenção que outros recebem, a nunca estar satisfeito com o que tem e a desejar que os outros não tenham algumas coisas, mesmo que não as queira para si”. É como se a pessoa quisesse se vingar das frustrações que o período de amamentação lhe causou.


A criança que morde na verdade está procurando uma forma prazerosa de se expressar com o mundo, de se descobrir dentro dele, pois nesta fase a sua libido está centrada na boca, na porção superior do trato digestivo.



 Através desse contato, aos poucos vai percebendo várias diferenças como doce e salgado, duro e mole. E na escola, ao morder um amigo, descobre novas sensações de prazer, como em ver o susto, a reação, o choro do outro. A partir dessa sensação agradável, volta a fazer repetidamente.


As mordidas acontecem em situações de disputa por brinquedos ou quando entra uma criança nova no grupo, causando emoções como insegurança, medo da perda ou ciúmes do novato, já que a professora está com a atenção mais voltada para o mesmo. Como não consegue administrar seus sentimentos, manifesta o incômodo através da mordida.





Um grande problema comumente entre as famílias, são os pais brincando com os filhos usando a boca, dando pequenas mordidas nos mesmos, fazendo barulhos, etc. Essas atitudes não são erradas, mas podem confundir as crianças, que reportam para outras crianças as mesmas brincadeiras, porém podendo machucá-las, já que ainda não possuem domínio da força da mandíbula. As famílias devem se conscientizar que essas brincadeiras, apesar de trazerem sentimentos positivos, podem causar atitudes de agressividade na criança, que ainda não controla seus impulsos e não sabe distinguir o certo e o errado.

A partir dos 3 anos com seu desenvolvimento intelectual está a todo vapor os desenhos começam a ganhar forma:
·         faz bolas;
·         bonecos;
·         desenha a mãe, ela mesma, os irmãos;

Oralidade:
·         continua a perguntar incessantemente o nome dos objetos que não conhece. Sua fala é mais elaborada;
·         está mais preparada para novas rotinas;
·         começa a entender o conceito de escrita e mostra curiosidade em querer saber o que está escrito nas páginas dos livros;
·         já consegue entender que tem coisas que pode fazer e outras que não pode fazer.





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Fonte: Internet e PIC


      Calendário:

 Escola de Pais acontecerá nos dias 30 de junho, 29 de setembro e 24 de novembro.
 Reunião Geral de Responsáveis acontecerá nos dias 19 de maio, 4 de agosto, 20 de outubro e 15 de dezembro.

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