O tema de nossa reunião foi:
Quem é a
criança de 2 / 3 anos?
Depois
do primeiro ano existem três marcos evolutivos do desenvolvimento da criança:
- o aparecimento da marcha;
- o início da linguagem (sobretudo a possibilidade de dizer "não");
- e o controle dos esfíncteres, que representa a possibilidade de entre os 2 e os 3 anos prescindir-se do uso de fraldas.
O cérebro já está totalmente formado,
e a criança já conquistou muitas habilidades:
·
corre,
mas não consegue parar de repente;
·
anda
de costas;
·
sobe
e desce escadas segurando corrimão;
·
anda
em linha reta;
·
anda
na ponta dos pés;
·
dirige
velocípede em círculos;
·
chuta
uma bola sem perder o equilíbrio.
Sua linguagem já está mais elaborada:
·
inventa
palavras para denominar um objeto;
·
usa
gestos;
·
faz
mímica para se comunicar, principalmente com outras crianças;
·
elabora
frases simples.
Como seu
contato com o mundo é através da boca, pelo seio materno, que lhe proporciona o
prazer de saciar sua fome. Em razão dessa relação de prazer, à medida que cresce
leva outras coisas à boca, como as mãos e os pés. Aos poucos vai tentando
saborear outros objetos e até mesmo as
pessoas, na tentativa de conhecer e descobrir melhor o mundo.
É muito
comum que nas escolas de educação infantil, mais especificamente nas turmas de
maternal, de crianças com aproximadamente dois anos de idade; aconteçam as
mordidas. Nessa idade a criança encontra-se na fase oral, do desenvolvimento da
personalidade.
A fase
oral é dividida em duas etapas, a de sucção e a de mordida. Na fase da mordida
“há uma tendência a destruir, morder, triturar o objeto antes de incorporá-lo”. Essa fase é
dividida em duas características principais, sendo oral receptiva, quando o
sujeito não passa por privações, tornando-se uma pessoa muito generosa e oral agressiva
que aparece uma “tendência a odiar e destruir, a ter ciúmes da atenção que
outros recebem, a nunca estar satisfeito com o que tem e a desejar que os
outros não tenham algumas coisas, mesmo que não as queira para si”. É
como se a pessoa quisesse se vingar das frustrações que o período de
amamentação lhe causou.
A criança
que morde na verdade está procurando uma forma prazerosa
de se expressar com o mundo, de se descobrir dentro dele, pois nesta fase a sua
libido está centrada na boca, na porção superior do trato digestivo.
As mordidas
acontecem em situações de disputa por brinquedos ou quando entra uma criança
nova no grupo, causando emoções como insegurança, medo da perda ou ciúmes do
novato, já que a professora está com a atenção mais voltada para o mesmo. Como
não consegue administrar seus sentimentos, manifesta o incômodo através da mordida.
Um grande
problema comumente entre as famílias,
são os pais brincando com os filhos usando a boca, dando pequenas mordidas nos
mesmos, fazendo barulhos, etc. Essas atitudes não são erradas, mas podem
confundir as crianças, que reportam para outras crianças as mesmas
brincadeiras, porém podendo machucá-las, já que ainda não possuem domínio da
força da mandíbula. As famílias devem se conscientizar
que essas brincadeiras, apesar de trazerem sentimentos positivos, podem causar
atitudes de agressividade na criança, que ainda não controla seus impulsos e
não sabe distinguir o certo e o errado.
A partir dos
3 anos com seu desenvolvimento intelectual está a todo vapor os desenhos
começam a ganhar forma:
·
faz bolas;
·
bonecos;
·
desenha a mãe, ela mesma, os irmãos;
Oralidade:
·
continua a perguntar incessantemente o nome dos
objetos que não conhece. Sua fala é mais elaborada;
·
está mais preparada para novas rotinas;
·
começa a entender o conceito de escrita e mostra
curiosidade em querer saber o que está escrito nas páginas dos livros;
·
já consegue entender que tem coisas que pode fazer e
outras que não pode fazer.
:
Fonte:
Internet e PICCalendário:
Escola de Pais acontecerá nos dias 30 de junho, 29 de setembro e 24 de novembro.
Reunião Geral de Responsáveis acontecerá nos dias 19 de maio, 4 de agosto, 20 de outubro e 15 de dezembro.
Ah! a turminha tá pintando o SETE e o OITO também.
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