Hoje realizamos nossa Escola de Pais.
Abordamos dois temas importantes : "Rotinas de afeto" e "A criança e as mídias".
A criança e as mídias
São novos tempos com novas práticas? O número de horas durante as quais as crianças assistem à TV hoje em dia tem aumentado. Uma nova realidade vem se mostrando cada vez mais presente nos dias atuais. Essas novas práticas vêm mudando drasticamente as infâncias de nossas crianças. A justificativa é que novas mídias e novas formas de comunicação precisam ser incorporadas em nossas vidas (e às das crianças!).
Brinquedos e brincadeiras surgem dessa inovação que, quase sempre, está apoiada nas novas tecnologias.
Mas será que tudo o que é novo é bom? Será que devemos abandonar tradições e costumes em nome de um novo “modo de fazer”?
Para as crianças pequenas, a televisão exerce grande fascínio, pois ela é aquele aparelho que mostra imagens reais e fictícias, que faz chorar e rir, que informa e deforma, que prende a nossa atenção e nos faz relaxar.
É fundamental que as crianças tenham uma rotina em casa e não só na creche. E a rotina das crianças deve ser a mesma em diversos sentidos: para dormir e acordar, horários de alimentação, brincadeira, banho etc. Ver TV pode ser parte da rotina, mas precisamos evitar que a rotina seja acordar e ver TV, almoçar vendo TV, ver TV e ir ali correndo buscar um lanchinho, para depois ver TV, ver o programa predileto na hora do jantar e, finalmente, ver TV para dormir. E, no outro dia, tudo de novo...
Muitas vezes esse ciclo é quebrado apenas com a ida da criança para a creche ou para a escola. Mas, no seu tempo em casa, outras atividades, ditas tradicionais, estão sendo deixadas para trás, e a televisão e os jogos eletrônicos ganham cada vez mais espaço.
Assistir à TV é uma atividade prazerosa, mas que precisa de cuidados e, principalmente, de atenção e supervisão por parte dos pais.
O responsável precisa ter conhecimento sobre aquilo ao que seu filho assiste ou está exposto. É importante brincar, conversar, rir, dormir, ter tempo e espaço para ser criativo. Incentive a criança a ter outras atividades além da televisão e dos jogos eletrônicos. Hoje há evidências científicas de que TV em excesso prejudica o desenvolvimento cognitivo, especialmente das crianças pequenas.
Rádio, jornais e revistas também são mídias e, portanto, formas de comunicação. Que tal apresentar às crianças essas outras possibilidades? Ofereça gibis para as crianças, leia com elas. Ensine a folhear o jornal e encontrar as partes que são atrativas para ela. Além disso, existe literatura específica para as crianças.
Não esqueça! A criança está atenta e aprendendo com tudo com o que ela interage. TV, músicas e jogos são oportunidades de interação que merecem um olhar especial.
(Texto retirado do PIC)
Lembramos a todos do calendário das próximas reuniões para o ano em curso aos sábados, a Escola de Pais acontecerá nos dias: 29 de setembro e 24 de novembro e a Reunião Geral de Responsáveis acontecerá nos dias: 4 de agosto, 20 de outubro e 15 de dezembro.