sábado, 30 de junho de 2012

IMITAÇÃO


A imitação é essencial para o desenvolvimento dos afetos, da socialização e do pensamento. A criança se sente mais próxima do outro tanto como  sente o outro próximo dela. As fotos representam o momento de aprendizagem e interação com o conhecimento.
                                                           
 Ao "assistir" todos os dias a rotina de leitura e escrita na agenda, Lorenah Luiza, percebe sua agenda em cima da mesa, sai da cadeira, pega os óculos na caixa de brinquedos, a caneta e a prórpria agenda e reproduz o que ela acompanha diariamente. Neste ato, revelador, estão contidos vários aprendizados: a importância da escrita na comunicação, atenção e etc.


 Já Fabio Ryan, reproduz os aspectos da leitura, utilizando os mesmos movimentos da professora, mas neste momento utiliza repertório conhecido, a própria "fala". 
O que está contido na sua ação? Como a leitura é um grande agregador social.


 Rhayssa reproduz o cuidar que faz parte do nosso dia a dia.
O que estas duas crianças tem em comum? O fato de estarem num espaço que está atento e oferece atividades que contribuem na formação deste leitor.
Emília Ferreiro afirma: "A criança imita o que compreende e compreende o que imita apoiando-se nas conquistas que já alcançou.

Assim são os conhecimentos 
ativamente construídos que permitem à criança atribuir significação ao gesto observado no modelo e reconhecê-lo como similar ao seu, o que, por sua vez, amplia a possibilidade de cópia ou reprodução desse gesto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário